Avaliação Patrimonial para fusão
Avaliação patrimonial nada mais é do que o processo de determinar o valor justo dos ativos e passivos de uma empresa em um determinado momento. Na fusão, isso é essencial para garantir que ambas as partes estejam cientes do valor dos ativos e passivos que estão sendo combinados.
Cuidados a serem tomados
Entenda o propósito da avaliação: Tenha noção de por que a avaliação será realizada e como os resultados poderão ser utilizados;
Reúna informações precisas: Garanta que todos os dados fornecidos para a empresa de avaliação sejam precisos(essa etapa pode incluir, laudos de avaliações anteriores, dados contábeis e/ou financeiros);
Use o método mais apropriado: Com o auxilio de uma empresa especializada em avaliações, escolham o método mais apropriado para avaliação dos ativos e passivos que estejam envolvidos na fusão;
Considere o contexto: Levem em conta fatores externos, como condições de mercado e tendências do setor, que possam afetar o valor dos ativos que estejam inclusos na avaliação.
Como escolher a empresa mais alinhada as suas necessidades na fusão
Experiência e Reputação: Procure empresas com experiência comprovada e uma reputação sólida no mercado;
Referências: É sempre bom procurar empresas que já tenham experiência em avaliações na sua área(a Apollo Gestão possui experiência nas mais diversas áreas de avaliação);
Credenciais Profissionais: Verifique se a empresa possui as credenciais necessárias, como a certificação de avaliação de empresas(em caso de possíveis trabalhos em altura também é importante conferir se os analistas possuem cursos adequados para os respectivos serviços).
Passo a passo de como será feito
Aqui vai um passo a passo bem resumido de como a empresa designada irá realizar o serviço:
Identificar os ativos e passivos: A primeira etapa é listar todos os ativos/passivos a serem inventariados(isso inclui os bens tangíveis e intangíveis), e reunir o maior número de informações sobre eles como notas fiscais e laudos anteriores;
Escolha do método de avaliação: Essa etapa já será realizada pela empresa contratada que irá escolher um método como o valor patrimonial líquido, o fluxo de caixa descontado ou a avaliação comparativa de mercado para determinar o valor de cada ativo e passivo;
Calcular o valor justo: A empresa irá aplicar o método que melhor se adequar as suas necessidades e calcular o valor justo de cada um dos bens avaliados;
Laudos e resultados: Ao final da avaliação a empresa lhe entrega o laudo completo e certificado de todos os bens que a empresa decidiu incluir na avaliação patrimonial com a finalidade de fusão.
Leis ou normas relacionadas
A Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/76) estabelece as diretrizes gerais para avaliação patrimonial e contábil das empresas, incluindo as fusões e incorporações. E as IFRS(Normas Internacionais de Contabilidade) dão orientações de como as empresas devem reportar suas informações financeiras, incluindo as avaliações de ativos e passivos que podem influenciar o processo de fusão
A importância de fazer a avaliação patrimonial antes de oficializar as fusões garante que seja um acordo justo para ambas as partes proporcionando uma base sólida para a tomada de decisões durante e após o processo.
Fonte: Apollo Gestão.